sábado, 13 de agosto de 2011

Porangatu e mais 13 cidades se unem pela cultura regional

A cultura em Porangatu, como em muitas cidades do interior de Goiás, não pode ser resumida em apenas um festa popular ou mostra de teatro. É preciso valorizar os museus, fiandeiras, jogos abertos, a história do Ouro e dos índios, raizeiros, danças, artesanato, música, festas religiosas e dar força à Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – TENPO. Os problemas e potencialidades da area foram identificados e debatidos hoje, durante a reunião do projeto Agepel Itinerante – Caminhos do Sistema Estadual de Cultura. Autoridades e representantes da cultura da cidade e de outros 13 municípios estiveram presentes: Estrela do Norte, Campinaçu, Formoso, Goianésia, Alto Horizonte, Mara Rosa, Campinorte, Uruaçu, Crixás, Uirapuru, Montividiu do Norte, Bonópolis, São Miguel do Araguaia e Mutunópolis.

A cidade é a a quarta a receber a equipe da Agepel, que antes esteve em Alto Paraíso, Posse e Morrinhos. Nas quatro reuniões, o projeto reuniu 238 pessoas de 47 municípios das regiões Nordeste, Sul e Norte.

Para o presidente da Agência de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Gilvane Felipe, o Agepel Itinerante rompe com o velho hábito de isolar as ações da cultura em Goiânia e poucas cidades ao redor. Além de discutir as ações da area e fomentar a implantação do Sistema em cada cidade, o objetivo do projeto é mapear a cultura em Goiás. “Onde tem teatro, dança, violeiros, por exemplo? Queremos ajudar a construir um mapa completo e ver o Estado inteiro. Com isso, daremos um salto de qualidade.”, disse Felipe.

Com a transformação da Agepel em Secretaria Estadual de Cultura, que deve ocorrer ainda esse ano, Goiás será o primeiro estado da região Centro Oeste a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, seguindo a determinacão do Ministério da Cultura que vai garantir o repasse de verbas específicas para a área aos estados e municípios.

Os participantes da reunião de hoje ficaram animados com as propostas da Agepel e se comprometeram a criar o Fórum Regional de Cultura, fortalecendo as diversas manifestações e criando uma rede de apoio mútuo. Para Luciene Rosa da Silva , coordenadora da Secretaria de Educação e Cultura de Campinorte, há muito a ser feito. “As difculdades da região passam pela noção equivocada de cultura, falta de recursos, diálogo entre cultura e turismo e política, mas com o Fórum a opinião de quem faz cultura vai ser fortalecida e poderemos avançar”, disse a coordenadora.

O prefeito de Porangatu, José Osvaldo da Silva, elogiou a inicativa da Agepel e a visao diferenciada do presidente sobre cultura. Ele lamentou a falta de recursos da cidade para reformar o Centro Histórico, mas aos poucos, a administraçao vai resgatando a cultura local, por exemplo, com a reforma da primeira pousada da cidade, obra em andamento.

Renato Izidio, um dos militantes locais da cultura, considerou a reunião um sucesso. “Antes, não tínhamos voz ativa, as ações já chegavam prontas.”, disse ele, que considera como principal resultado do Projeto a interligação dos municípios, que, com certeza, vai gerar muitos outros resultados com o fortalecimento do diálogo e das ações regionais da cultura.

Fonte: Agepel

Nenhum comentário:

Postar um comentário