terça-feira, 6 de julho de 2010

Agepel lança projeto para capacitação de técnicos em artes cênicas

Em parceria com a Funarte/Ministério da Cultura, a Agência Goiana de Cultura lança o projeto Bastidores, que consiste em oito cursos gratuitos de formação para pessoas interessadas em trabalhar na estrutura técnica de espetáculos de artes cênicas. As inscrições estarão abertas de 5 a 23 de julho, para os cursos de Capatazia Circense, Cenografia, Coreografia, Figurino, Gestão Cultural, Iluminação, Sonaplastia e Visagismo.

Os interessados poderão preencher a ficha de inscrição até o dia 23 de julho no Centro Cultural Martim Cererê, das 8 às 18 horas, onde as aulas serão ministradas a partir de 2 de agosto. Cada pessoa poderá participar apenas um dos cursos, que oferece 30 vagas cada. Coreógrafo premiado e diretor da Quasar Cia. de Dança, Henrique Rodovalho vai ministrar o curso de Coreografia, a arte de composição estética dos movimentos corporais. Ex-bailarina e diretora da Quasar, Vera Bicalho será a responsável pelas aulas de Gestão Cultural, específico para pessoas interessadas em trabalhar com a captação de recursos, economia e administração cultural.

Carlos Adrian Pagliano será o responsável pelo curso de Técnico em Arte Circense (Capatazia) e José de Oliveira Júnior, de Iluminação/Técnico de Luz. O professor Adriano Augusto vai ensinar Cenografia/Cenotécnica e Ana Maria Alves Mendonça, a elaboração e confecção de Figurino. Ator e professor de teatro, Franco Pimentel ficará encarregado do curso de Visagismo, conceito de linguagem visual, que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O curso de Sonoplastia/Operador de Áudio será ministrado pelo conceituado professor Marcelo Hanna.

Inscrições
No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópias do documento de identidade (acima de 18 anos), do CPF e do comprovante de conclusão do ensino fundamental. Cada curso terá quatro meses de duração (200 hora/aula). A frequência exigida é de 90% . Além do conteúdo específico, haverá aulas de Segurança do Trabalho, Ética Profissional e Legislação Específica na grade curricular de cada curso.

A presidenta da Agepel, Linda Monteiro, explica que o projeto Bastidores abre oportunidade para a profissionalização dos trabalhadores das artes cênicas e visuais. Para ela, o acesso à informação e à tecnologia tornou-se essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade moderna. “Nos bastidores estão concentrados atos de engenhosidade e força humana a serviço do espetáculo. São dois mundos: o da preparação e o da encenação, produção e realização, realidade e ficção”, afirma a presidenta da Agepel, para quem os bastidores de um espetáculo são um trabalho de equipe. “Equipe vestida de negro, numa gritaria silenciosa”, observa.

A assessora da presidência da Agepel e coordenadora do projeto, Inah Rolim, acredita que o projeto Bastidores será um divisor de águas culturais, e o mercado de trabalho que é escasso ou quase nulo se abrirá para novas oportunidades e novos profissionais.

Cursos
Técnico em Arte Circense (Capatazia)
Este curso será ministrado pelo professor Carlos Adrian Pagliano. O especialista nessa área atua como artista ou responsável pela estrutura e funcionamento do circo, supervisionando a montagem e os equipamentos em circos, picadeiros, espaços alternativos de interação social, lazer e cultura, casas de espetáculos e outros. É de sua responsabilidade o desenvolvimento e o apoio às atividades relacionadas à criação de números e espetáculos.

Cenografia
O professor Adriano Augusto será o encarregado das aulas de Cenografia/Cenotecnia. O técnico em cenografia constrói cenários, adereços e mobiliários cênicos, a partir da análise cenográfica e da pesquisa de objetos e materiais. Entre suas atribuições estão a criação de elementos próprios da arquitetura e da decoração cênicas, essenciais à caracterização da peça.

Coreografia
Diversas vezes premiado, Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança, será o responsável pelo curso de Coreografia. Destinado a professores, bailarinos e pessoas interessadas em entender as dinâmicas de criação de um espetáculo de dança, as aulas de coreografia vão incluir noções e história da dança, estilos de movimentos, recursos multimídia, contemporaneidade, espaços cênicos e outros assuntos de interesse dos alunos.

Iluminação/Técnico de Luz
O curso será ministrado pelo professor e iluminador José de Oliveira Júnior. Profissional eletricista de iluminação ou eletricista cênico, o iluminador opera os controles de luz em unidades fixas ou móveis. É o iluminador quem idealiza e elabora o projeto de luz de um espetáculo teatral e de dança, show musical e eventos.

Figurino
Figurinista experiente, Ana Maria Alves Mendonça vai ministrar o curso de Figurino do projeto Bastidores. O curso teórico e prático oferece um panorama geral de figurino para teatro, cinema e TV e sua relação com o contexto histórico. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de analisar figurinos e por em prática a sua criatividade.

Gestão Cultural
O curso, sob a responsabilidade da ex-bailarina e diretora da Quasar Cia. de Dança, Vera Bicalho, vai capacitar e qualificar agentes culturais nas áreas de administração de instituições e de projetos culturais para os setores públicos e privados.

Sonoplastia/Operador de Áudio
O curso ficará por conta do professor Marcelo Hanna. Profissional que opera a mesa de áudio durante as gravações e transmissões, o sonoplasta é indispensável em qualquer tipo de espetáculo ou evento. No curso, o interessado vai aprender como operar a mesa estabelecendo a sonora por meio de signos e significados.

Visagismo
O termo Visagismo origina-se do francês visage, que significa rosto. Trata-se de um conceito de linguagem visual que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O professor e ator Franco Pimentel vai ministrar o curso de Visagismo, no qual o aluno vai aprender a valorizar as características de cada pessoa no momento de criar a maquiagem adequada a cada personagem.

Ficha técnica
Projeto Bastidores
Inscrições: 5 a 23 de julho
Local: Centro Cultural Martim Cererê
(Rua 94-A, Setor Sul. Telefones: 3201-4688/4691)
Vagas disponíveis para os cursos de Técnico em Arte Circense, Cenografia,
Coreografia, Iluminação/Técnico de Luz, Figurino, Gestão Cultural,
Sonoplastia/Operador de Áudio e Visagismo

Fonte: Agepel.

Um comentário: